Ultimas

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Padre Marcos completa hoje 50 anos de emancipação política; conheça a história.

Por: Antonio Lisboa

Vista panorâmica da cidade de Padre Marcos
O atual município de Padre Marcos, localizado a 384 km de Teresina, teve sua origem na Fazenda Boa Esperança de propriedade do Padre Marcos de Araújo Costa que a herdou do seu pai o português Marcos Francisco de Araújo Costa. Após concluir os estudos eclesiásticos em Lisboa, Padre Marcos fixou residência, definitivamente, por volta de 1820, na Fazenda Boa Esperança e continuou com a obra educacional do seu pai. A escola de instrução de jovens, onde nenhum estudante pagava pelos estudos. E que pela sua importância e seriedade, proviam estudantes de todo o Piauí e estados vizinhos.

A localidade Boa Esperança pertencente ao município de Jaicós foi elevada a categoria de povoado em 1914. No mesmo ano, com a colaboração dos moradores foi erguida uma capela, hoje Igreja Matriz de Santo Antonio.

 Com o rápido desenvolvimento do Povoado Boa Esperança, levou os seus líderes políticos a pensarem em emancipação política, o qual estava ligado por força de lei desde as suas origens ao município de Jaicós.

A Emancipação Política Administrativa de Padre Marcos foi alcançada através da lei 2.566 de 02 de janeiro de 1964, sendo o município instalado oficialmente em 17 de janeiro do mesmo ano. Nesse dia foi empossado o primeiro prefeito, o comerciante Anísio Bento de Carvalho (in memorian), que foi nomeado pelo governador do Estado na época, Petrônio Portela Nunes de acordo com o artigo 17 da lei Nº 547, de 31 de janeiro de 1952 e ad-referendum da Assembleia Legislativa do Estado. O Sr. Anísio Bento de Carvalho governou os destinos do novo município por 01 ano; sendo que no final do ano de 1964 aconteceu a primeira eleição municipal:


HISTÓRIA POLÍTICA ADMINISTRATIVA DE PADRE MARCOS, ELEIÇÕES MUNICIPAIS - PODER EXECUTIVO

A primeira eleição municipal aconteceu no final do ano de 1964 com candidatura única do farmacista José de Moura Leal, “O Zezito Moura”,(in memorian) a prefeito e o comerciante Vicente Oliveira Lobo, (in memorian)  a vice, que governaram o município no período de 1965 a 1966.
A segunda eleição aconteceu no ano de 1966 com as candidaturas do então vice-prefeito Vicente Oliveira Lobo a prefeito e o ex-prefeito nomeado Anísio Bento de Carvalho (in memorian) a vice e de Isaque Antão de Carvalho a prefeito e Teotônio José Ribeiro (in memorian) a vice, tendo seu Oliveira e seu vice Anísio Bento vencido a eleição para o mandato  de 1967 a 1970.

A terceira eleição aconteceu em 1970, sendo disputada por dois candidatos, o então vereador Vito Antonio de Macedo a prefeito e Osmar Dias de Alencar (Mazim de Guida) (in memorian)  a vice e o ex-prefeito José de Moura Leal a prefeito e João Luiz de Melo “O João Guabiraba” a vice. Vitinho venceu o pleito para o biênio de 1971 a 1972.
A quarta eleição aconteceu no final de 1972, com a candidatura única do ex-vereador José Jubelino de Macedo “Dr. Luiz” (in memorian)   a prefeito e do então vereador José Bento Sobrinho a vice, que governaram o município de 1973 a 1976, haja visto que os votos em branco superaram os válidos em 24, porém, o juiz da época Dr. João Menezes os considerou inválidos tendo dito que voto em branco não ganhava eleição.
A quinta eleição municipal aconteceu em 1976, com dois candidatos a prefeito, Dr. Francisco Luiz de Macedo (in memorian)  e o seu vice o ex-prefeito José de Moura Leal e o ex-prefeito Vito Antonio de Macedo a prefeito e o fazendário Israel Antão de Alencar “O Helinho da Canabrava” a vice. Vitinho e Helinho venceram a eleição e governaram o município por 6 anos de (1977 a 1982)
A sexta eleição aconteceu em novembro de 1982, também com dois candidatos a prefeito, Dr. Francisco Luiz de Macedo tendo como vice Afonso Moura Macedo e o ex-prefeito Vicente Oliveira Lobo tendo como vice O ex-prefeito José Jubelino de Macedo “Dr. Luiz”. Dr. Francisco e Afonso venceram a eleição e geriram o município por 6 anos, isto é, de 1983 a 1988.

A sétima eleição municipal aconteceu em novembro de 1988, concorreram a esse pleito dois candidatos a prefeito, Afonso Moura Macedo e o seu vice Dr. Antonio Moura Araujo e o ex-prefeito Vito Antonio de Macedo tendo como candidata a vice Dona Maurícia de Macedo Lobo. Afonso e Dr. Antonio venceram a eleição para o quadriênio de 1989 a 1992.
A Oitava eleição aconteceu em outubro de 1992, nessa eleição concorreram a Dra. Maria Neide de Macedo Soares e o seu vice, o ex-vice-prefeito Osmar Dias de Alencar, que enfrentaram as candidaturas de Dr. Vilmar Moura Leal a prefeito e Luiz José de Macedo “Luizim de Dr. Luiz” a vice. A Dra. Neide e Mazim venceram a eleição com 1301 votos de maioria para o quadriênio de 1993 a 1996.

Nona eleição foi realizada em outubro de 1996, concorreram a Prefeitura  Municipal de Padre Marcos nesse pleito dois candidatos, Dr. Raimundo Francisco Vieira com seu vice então na época estudante Williams Macedo e o então vereador Gilberto Moura Macedo que teve como candidato a vice, o médico Vilmar Moura Leal, tendo Dr. Raimundo e o seu vice “Wilinha” vencido a eleição com uma maioria de 425 votos e governado o município de 1997 a 2000.
A Décima eleição municipal aconteceu em outubro de 2000 também com dois candidatos a prefeito, a ex-prefeita, Dra. Maria Neide de Macedo Soares com seu vice o então vereador Valdo Benedito da Silva e o então também vereador José de Fátima Araujo Leal “O Zé Melado” que teve como candidato a vice o também vereador da época Francisco Macedo Dantas “O Chiquito”, tendo a candidata Maria Neide de Macedo Soares vencido a eleição com uma maioria de 426 votos tendo gerido o município pela segunda vez no período de 2001 a 2004.

A Décima primeira eleição aconteceu em outubro de 2004 e pela primeira vez na história política do município concorreram a Prefeitura Municipal de Padre Marcos três candidatos, a Dra. Maria Neide de Macedo Soares pleiteou a reeleição tendo como candidato a vice-prefeito o agropecuarista Manoel Joaquim da Silva conhecido como Irmão Tedosa (in  memorian). O ex-prefeito Dr. Raimundo Francisco Vieira com seu candidato a vice, o então vereador Gilberto Moura Macedo e o terceiro candidato a prefeito nesse pleito foi o ex-vereador José de Fátima Araújo Leal “O Zé Melado”, que venceu a eleição com seu candidato a vice, o ex-vereador e então vice-prefeito da época Valdo Benedito da Silva que governaram o município de  2005 a 2008.

A Décima segunda eleição foi realizada no dia 05 de outubro de 2008 também com três candidatos a prefeito, José de Fátima Araújo Leal “O Zé Melado”, que pleiteou a reeleição com um novo candidato a vice-prefeito, o empresário Walter Pereira Soares Junior, filho da ex-prefeita Neide Macedo, o ex-prefeito Raimundo Francisco Vieira com seu candidato a vice-prefeito, o então vereador  Roberval Conrado Lima e o ex-vereador , ex-vice-Prefeito e ex-prefeito Interino Valdo Benedito da Silva e o seu vice José Airton da Silva “O Zé de Agnando” do povoado Riacho do Padre, tendo o candidato a reeleição Zé Melado vencido o pleito para a gestão de 2009 a 2012.

A Décima terceira eleição municipal aconteceu no dia 07  de outubro de 2012, entre dois candidatos a prefeito, o empresário Lucinete Macedo Araújo “O Netinho” que teve como candidato a vice prefeito, o então vereador e ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores  Rurais (STR), José Valdinar da Silva e O ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-prefeito interino Valdo Benedito da Silva e o seu vice Jeydson Matos de Macedo “O Estudante GG Macedo ”. Netinho e Valdinar venceram a eleição com uma maioria de 1196 votos para gerir o município de 2013 a 2016.

HISTÓRIA POLÍTICA ADMINISTRATIVA DE PADRE MARCOS
ELEIÇÕES MUNICIPAIS - PODER LEGISLATIVO


VEREADORES ELEITOS PARA PRIMEIRA LEGISLATURA-(1965 A 1966)

 1-   ALCEBÍADES FRANCISCO DE ARAÚJO (IN MEMORIAN)
 2-   JOSÉ JUBILINO DE MACEDO (IN MEMORIAN)
 3-   DANIEL CAMPOS RIBEIRO
 4-   ZACARIAS MANOEL DA SILVA (IN MEMORIAN)
 5-   VITO ANTONIO DE MACEDO

VEREADORES ELEITOS PARA SEGUNDA LEGISLATURA – (1967 A 1970)
 1-   JOSÉ JUBILINO DE MACEDO (IN MEMORIAN)
 2-   VITO ANTONIO DE MACEDO
 3-   JOSÉ VIRGILIO RIBEIRO (IN MEMORIAN)
 4-   ABIMAEL ANTÃO DE CARVALHO
 5-   ANTONIO BORGES LEAL

VEREADORES ELEITOS PARA TERCEIRA LEGISLATURA – (1971 A 1972)
 1-   JOSÉ VIRGILIO RIBEIRO ( IN MEMORIAN)
2-   JOSÉ BENTO SOBRINHO
3-   FRANCISCO EGIDIO DE CARVALHO ( FOI + VOTADO DE ZEZITO)
4-   ANTONIO BORGES LEAL
5-   MARIA DE CARVALHO MACEDO – MARIA DE DR. LUIS (FOI A + VOTADA DE VITINHO E A 1ª PRESIDENTE DA CÂMARA EM 1971)

VEREADORES ELEITOS PARA QUARTA LEGISLATURA – (1973 A 1976)
1-    JOSÉ VIRGILIO RIBEIRO ( IN MEMORIAN)
2-   MARTINHO BORGES LEAL ( IN MEMORIAN)
3-   JOSÉ ANFRISIO DE CARVALHO
4-   ANTONIO BORGES LEAL
5-   JOSÉ ALENCAR COSTA

VEREADORES ELEITOS PARA QUINTA LEGISLATURA – (1977 A 1982)
1-   JOSÉ VIRGILIO RIBEIRO ( IN MEMORIAN)
2-   FRANCISCO JOÃO DE CARVALHO (IN MEMORIAN)-FOI O MAIS VOTADO DE VITINHO
3-   JOSÉ BENTO SOBRINHO
4-   FRANCISCO EGIDIO DE CARVALHO
5-   JOSÉ ANFRISIO DE CARVALHO
6-   ANTONIO BORGES LEAL
7-   JOSÉ ALENCAR COSTA

VEREADORES ELEITOS PARA SEXTA LEGISLATURA – (1983 A 1988)
1-   FRANCISCO ANTONIO DE CARVALHO
2-   FRANCISCO FELIPE DE SOUSA
3-   EDIMICIO LAPA DE MACEDO
4-   JOSÉ BENTO SOBRINHO
5-   LUDUGERO DE SOUSA SOBRINHO
6-   ALDEMAR ABMAEL DE ALENCAR
7-   JOÃO BATISTA PIRES
8-   EDMAR ANTÃO DE CARVALHO (IN MEMORIAN)
9-   OSVALDO ANTONIO DA COSTA

VEREADORES ELEITOS PARA SÉTIMA LEGISLATURA – (1989 A 1992)
1-   JOSÉ JUBILINO DE MACEDO (IN MEMORIAN)
2-   EDIMICIO LAPA DE MACEDO
3-   FRANCISCO FELIPE DE SOUSA
4-   PEDRO ALCÂNTARA DA LUZ
5-   ALDEMAR ABIMAEL DE ALENCAR
6-   GIBERTO MOURA MACEDO
7-   EDMAR ANTÃO DE CARVALHO (IN MEMORIAN)
8-   OSVALDO ANTONIO DA COSTA
9-   ADAUTO RODRIGUES COUTINHO

VEREADORES ELEITOS PARA OITAVA LEGISLATURA – (1993 A 1996)
1-   ELEÚZA MARIA DA ALENCAR (IN MEMORIAN)
2-   VALDO BENEDITO DA SILVA
3-   JACINTO MARTINIANO DE CARVALHO
4-   JOSÉ ABDIAS DOS SANTOS
5-   BENICIO ISIDÓRIO DE ABREU
6-   JOSÉ DE FÁTIMA DE ARAÚJO LEAL
7-   GILBERTO MOURA MACEDO
8-   VITO ANTONIO DE MACEDO
9-   REINALDO JOVELINO DA SILVA

VEREADORES ELEITOS PARA NONA LEGISLATURA – (1997 A 2000)
1-   MANOEL DOS REIS NETO ( IN MEMORIAN)
2-   VALDO BENEDITO DA SILVA
3-   JOSÉ ABDIAS DOS SANTOS
4-   JACINTO MARTINHO DE CARVALHO
5-   TEREZA CRISTINA GRANJA ALENCAR
6-   JOSÉ DA FÁTIMA DE ARAÚJO LEAL
7-   VITO ANTONIO DE MACEDO
8-   FRANCISCO MACEDO DANTAS (CHIQUITO)
9-   RAIMUNDO NONATO DE ARAÚJO CARVALHO
  
VEREADORES ELEITOS PARA DÉCIMA LEGISLATURA – (2001 A 2004)
1-   MANOEL DOS REIS NETO ( IN MEMORIAN)
2-   ROBERVAL CONRADO LIMA
3-   JOSÉ ABDIAS DOS SANTOS
4-   LUCINETE DOMICIANA DE CARVALHO
5-   LUCIMÁRIA MOURA MACEDO SILVA
6-   MARIA LUZIMAR DE CARVALHO
7-   GILBERTO MOURA MACEDO
8-   RAIMUNDO NONATO DE ARAÚJO CARVALHO
9-   FRANCISCO JOSÉ DE MACEDO (ASSIS DO RIACHO)

VEREADORES ELEITOS PARA DÉCIMA PRIMEIRA LEGISLATURA – (2005 A 2008)
1-   WILLIANS MACEDO
2-   ROBERVAL CONRADO LIMA
3-   ANTONIO FRANCISCO DE CARVALHO
4-   JACINTO MARTIMIANO DE CARVALHO
5-   NATANAEL BIÁ DA SILVA
6-   LUCIMARIA MOURA MACEDO SILVA
7-   ADÃO JOSÉ DA SILVA
8-   FRANCINÊS DE MACEDO DE CARVALHO
9-   JOSÉ ABDIAS DOS SANTOS

VEREADORES ELEITOS PARA DÉCIMA SEGUNDA LEGISLATURA – (2009 A 2012)
1-   JOSÉ VALDINAR DA SILVA
2-   EMANOELA CONRADO SOUSA LIMA
3-   ADÃO JOSÉ DA SILVA
4-   JANCINTO MARTINIANO DE CARVALHO
5-   ANTONIO FRANCISCO DE CARVALHO
6-   GILBERTO MOURA MACEDO
7-   WILLIAMS MACEDO
8-   LILIAN RAQUEL MACEDO MATOS
9-   FRANCISCO JOSÉ DE MACEDO

VEREADORES ELEITOS PARA DÉCIMA TERCEIRA LEGISLATURA – (2013 A 2016)
1-   ROBERVAL CONRADO LIMA
2-   ANTONIO FRANCISCO DE CARVALHO
3-   ADÃO JOSÉ DA SILVA
4-   ANA MEIRE MARIA DE MACEDO
5-   FRANCISCO JOSÉ DE MACEDO
6-   LUCIMARIA MOURA MACEDO SILVA
7-   JOSÉ BONIFACIO DA SILVA DIAS
8-   WILLIAMS MACEDDO
9-   JUVANIR ANTONIO DE MACEDO


HISTÓRIA POLÍTICA ADMINISTRATIVA DE PADRE MARCOS PODER JUDICIÁRIO

A Comarca de Padre Marcos foi criada em 17 de fevereiro de 1986 pela Lei  Nº 4.075 e instalada solenemente em 13 de fevereiro de 1987, pelo Governador da época José Raimundo Bona Medeiros, o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Paulo de Tarso Mello e Freitas e o Corregedor de Justiça, Desembargador Antonio Ribeiro de Almeida.
                                      
OUTROS DADOS SOBRE O MUNICÍPIO
O atual presidente da Câmara Municipal é o vereador Antonio Francisco de Carvalho “Antonio Chiquinho”. Com uma população de 6.735 habitantes conforme dados do IBGE divulgados em 01 de julho de 2013, o município de Padre Marcos tem uma área territorial de 321.10 km² e está situado na microrregião do Alto Médio Canindé.

Os limites do município de Padre Marcos são: Ao Norte com Vila Nova do Piauí; Ao Sul com Simões e Marcolândia; Ao Leste com Alegrete do Piauí e Francisco Macedo e Ao Oeste com Belém do Piauí.
A principal festa do município é a que se realiza no período de 31 de maio a 13 de junho em homenagem ao padroeiro Santo Antonio. No mês de agosto no período de 18 a 26 acontece na sede do município o novenário de São Benedito, que se encerra com uma grandiosa procissão pelas principais ruas da cidade.
 
Todos os direitos reservados © 2016 - FMNews.com.br
Contato: (89) 994010353 e (89) 994174202