Ultimas

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Luciano Nunes alerta sobre aumento de casos de microcefalia

Luciano Nunes diz que bancada do PSDB cresce e vai continuar na ...
Deputado Estadual Luciano Nunes (PSDB-PI)
O deputado Luciano Nunes (PSDB) alertou hoje (25) as autoridades federais, estaduais e municipais sobre a necessidade urgente de combate ao mosquito da dengue, apontado como o principal vetor de transmissão da bactéria que provoca a microcefalia. A patologia é caracterizada pela pequena medida do tamanho do cérebro e vem assustando o Brasil, principalmente a população dos estados nordestinos.

“Há cerca de um mês eram cerca de 270 casos, a maioria deles em Pernambuco. Dados mais recentes dizem que já passam de 700, com Pernambuco ainda na liderança. No Piauí já são 27 casos. Não há um diagnóstico definitivo, mas os estudos apontam que o zica vírus é o responsável pela transmissão. E esse vírus é oriundo do Aedes aegypti, o mosquito da dengue”, disse.

Luciano Nunes lembrou que dentre em breve será iniciado o período chuvoso, quando a tendência de reprodução do mosquito é ainda maior. “O combate ao mosquito é uma tarefa de todos. O próprio ministro da Saúde, Marcelo Castro, disse que tem que ser feita uma operação de guerra e é preciso termos consciência da situação gravíssima”, afirmou.

O deputado Dr. Pessoa (PSD) concordou com a fala de Luciano Nunes e disse que o quadro é extremamente preocupante porque quando a criança não morre ao nascer ou mesmo na vida intrauterina, ela morre em poucos anos, depois de uma vida praticamente vegetativa. “Essa patologia é pior do que a macrocefalia. Se não tivermos uma campanha urgente teremos uma epidemia”, disse.

Ele também disse que existe o risco real de termos em curto espaço de tempo uma sociedade com sérias alterações neurológicas. “É necessário alertamos sobre a gravidade dessa epidemia e sobre as medidas que precisam ser tomadas”, frisou.

Fonte: ALEPI
 
Todos os direitos reservados © 2016 - FMNews.com.br
Contato: (89) 994010353 e (89) 994174202