Ultimas

sexta-feira, 10 de junho de 2016

23 estados e DF têm protestos contra governo Temer nesta sexta-feira

Manifestações foram chamadas por movimentos sociais e sindicatos.
Atos reúnem críticas ao presidente interino e revindicações de categorias.
Avenida Paulista ocupada por manifestantes em São Paulo. (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Manifestantes realizam e realizaram atos contra o presidente em exercício Michel Temer em pelo menos 23 estados do país e no Distrito Federal nesta sexta-feira (10).

Atos ocorrem e ocorreram em Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no DF.

Os atos foram convocados por movimentos sociais e sindicatos e, além de críticas ao governo interino, reúnem reivindicações específicas das categorias.

Em Palmas, no Tocantins, protesto em frente à sede da TV Anhanguera, às 16h, deixou três feridos.

Em Fortaleza, no Ceará, manifestantes entraram na recepção da TV Verdes Mares, afiliada da Globo, e gritaram palavras de ordem contra a emissora.

Veja a situação em cada estado:

Alagoas
Manifestantes se reuniram na Praça Centenário para sair em caminhada pelas ruas de Maceió (Foto: Marcio Chagas/G1)Manifestantes se reuniram na Praça Centenário para sair pelas ruas de Maceió (Foto: Marcio Chagas/G1)


Os participantes do ato “Fora Temer” se concentraram na Praça do Centenário, no bairro do Farol, em Maceió, e saíram em caminhada até o Centro. Lá, ocuparam um edifício onde funcionam diversos órgãos nacionais, como Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a delegacia federal do antigo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), hoje incorporado à Casa Civil.

O protesto foi encerrado por volta das 13h sem registro de confrontos. De acordo com a organização, cerca de 3,5 mil pessoas participam do ato. A Polícia Militar (PM) registrou a presença de mil pessoas.

Amapá
Manifestação, Dilma, governo Temer, Amapá (Foto: John Pacheco/G1)Manifestação, Dilma, governo Temer, Amapá (Foto: John Pacheco/G1)

Representantes de movimentos culturais, estudantis, entidades sindicais e partidos políticos realizam um ato na tarde desta sexta no Centro de Macapá contra o governo do presidente em exercício Michel Temer (PMDB). O movimento intitulado "Fora Temer, não ao golpe" se concentrou em frente ao Teatro das Bacabeiras.

Bahia
Protesto contra o governo Temer em Salvador, Bahia (Foto: Maiana Belo/ G1)Protesto contra o governo Temer em Salvador, Bahia (Foto: Maiana Belo/ G1)

Manifestantes saíram em caminhada nesta tarde, no centro de Salvador, contra Temer. A concentração começou por volta das 15h, no Campo Grande. Os manifestantes saíram em direção à Praça Castro Alves por volta das 16h30. Por conta do ato, o trânsito ficou lento na região, segundo informações da Superintendência de Trânsito e Transporte da capital (Translvador).

Ceará
Manifestantes contra Michel Temer participam de ato na Praça Luíza Távora, em Fortaleza (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)Manifestantes contra Michel Temer participam de ato na Praça Luíza Távora, em Fortaleza (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)




Manifestantes realizam em Fortaleza um protesto contra o presidente em exercício, Michel Temer, e pelo retorno de Dilma ao cargo. O ato, intitulado "Fora, Temer. Não ao golpe e nenhum direito a menos", o grupo se concentra na Praça Luíza Távora, no Bairro Aldeota, após mobilização da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Frente Brasil Popular.

Durante o ato, um grupo de manifestantes entrou na recepção da TV Verdes Mares, afiliada da Globo no Ceará, e gritaram palavras de ordem contra a emissora. Os manifestantes deixaram o local após cerca de 20 minutos, sem intervenção de policiais ou funcionários da afiliada.

Distrito Federal
Protesto contra o governo Michel Temer em frente à Biblioteca Nacional na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (Foto: Pedro Borges/G1)Protesto contra o governo Michel Temer em frente à Biblioteca Nacional na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (Foto: Pedro Borges/G1)
Manifestantes contrários ao governo do presidente em exercício se reuniram em um protesto no fim da tarde desta sexta em frente à Biblioteca Nacional na Esplanada dos Ministérios em Brasília. Uma faixa do Eixo Monumental foi interditada por volta das 17h para trios elétricos convocados pelo grupo.

Espírito Santo
Ato contra o presidente em exercício, em Vitória, Espírito Santo (Foto: Rafael Monteiro de Barros/ CBN Vitória)Ato contra o presidente em exercício, em Vitória, Espírito Santo (Foto: Rafael Monteiro de Barros/ CBN Vitória)

Manifestantes protestaram em Vitória nesta noite desta sexta. A concentração ocorreu em frente ao Centro Esportivo Tancredo de Almeida Neves, o Tancredão, no bairro Mário Cypreste, em Vitória.

Goiás
Grupo faz ato a favor da presidente afastada Dilma Rousseff, em Goiânia, Goiás (Foto: Vanessa Martins/G1)Grupo faz ato a favor da presidente afastada Dilma Rousseff, em Goiânia, Goiás (Foto: Vanessa Martins/G1)

Um grupo de manifestantes se reúne na frente do Tribunal de Justiça de Goiás, em Goiânia, nesta tarde, para apoiar a presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Eles também fazem críticas ao presidente em exercício, Michel Temer (PMDB). O grupo fecha a Avenida Assis Chateaubriand, no Setor Oeste, sentido ao Centro da cidade.
Mato Grosso
Segundo a PM, cerca de 150 pessoas participaram de ato contra o governo Temer em Cuiabá (Foto: Renê Dióz/G1)Segundo a PM, cerca de 150 pessoas participaram de ato contra o governo Temer em Cuiabá (Foto: Renê Dióz/G1)
Manifestantes contráriosa a Temer realizaram uma passeata no centro de Cuaibá, nesta tarde. Segundo a PM, cerca de 150 pessoas participaram do ato, que durou pouco mais de uma hora. Além de protestar contra o governo Temer, os manifestantes também se mostraram contrários ao projeto de parceria público-privada proposto pelo governo de Mato Grosso para a gestão de 76 escolas públicas estaduais.

Mato Grosso do Sul
Boneco fazia referência a Michel Temer (Foto: Anderson Viegas/ G1 MS)Boneco fazia referência a Michel Temer em Campo Grande (Foto: Anderson Viegas/ G1 MS)
Um ato de professores em Campo Grande por garantias de direitos virou manifestação contra Temer. Um boneco batizado de "Michel Terror" foi carregado à frente da caminhada que percorreu as principais ruas da capital. A organização fala em 5 mil participantes. Não havia polícia na manifestação, que foi pacífica.

Minas Gerais
  •  
Protesto em Belo Horizonte pede saída de Michel Temer da Presidência (Foto: Humberto Trajano/G1)Protesto em Belo Horizonte pede saída de Michel Temer da Presidência (Foto: Humberto Trajano/G1)




Na capital, Belo Horizonte, um grupo de manifestantes se reúne na Praça Afonso Arinos, no Centro. No protesto, eles pedem a saída do presidente em exercício Temer.

Também houve protestos em Uberaba, em Juiz de Fora e em Uberlândia.

Pará
  •  
protesto Fora Temer Belém 10 de junho (Foto: Arthur Sobral / G1)protesto Fora Temer Belém 10 de junho (Foto: Arthur Sobral / G1)

Manifestantes se reúnem em ato contra Temer em Belém nesta tarde. A concentração do ato ocorre na Praça da República, bairro de Nazaré. Segundo a organização, cerca de 2 mil pessoas participam do protesto, que seguirá até a Praça do Operário, em São Brás.

Paraíba
  •  
Manifestantes se reuniram em frente à prefeitura de Campina Grande (Foto: Gustavo Xavier/G1)Manifestantes se reuniram em frente à prefeitura de Campina Grande (Foto: Gustavo Xavier/G1)


Um protesto contra mudanças na previdência interrompeu o trânsito em ruas do Centro de Campina Grande pela manhã. Segundo a organização, 1 mil pessoas participaram da caminhada, encerrada às 11h10. A PM só acompanhou o encerramento da manifestação e diz que eram 400.

A manifestação chegou a fechar o principal cruzamento da cidade, nas avenidas Floriano Peixoto e Venâncio Neiva, passou pela sede da prefeitura e foi até a praça Clementino Procópio, onde se dispersou.

À tarde, o protesto ocorreu na capital, João Pessoa. Os manifestantes começaram a se concentrar por volta das 14h e, às 15h50, interditaram o trânsito no sentido Centro-Praia na Avenida Getúlio Vargas. O ato terminou Pas 17h40.

Paraná
Protesto (Foto: Adailton Lúcio/RPC)Protesto (Foto: Adailton Lúcio/RPC)



Atos ocorreram pela manhã na Região Metropolitana de Curitiba. Na capital, o MST bloqueou a Rua Doutor Faivre entre as avenidas Sete de Setembro e Visconde de Guarapuava.

O movimento também realizou atos em frente a uma agência do INSS também no Centro; junto à Refinaria Getúlio Vargas, da Petrobras, em Araucária; na marginal da BR-476, na altura do km 150; em frente à Caixa Econômica Federal da Praça Carlos Gomes; na sede da Petrobras; e na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

No fim da tarde, o maior ato ocorria na Praça Santos Andrade, no Centro.

Pernambuco
No Recife, manifestantes pedem saída do Governo Temer (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)No Recife, manifestantes pedem saída do Governo Temer (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

A Praça do Derby, na área central do Recife, tornou-se cenário de um protesto contra o governo interino de Michel Temer no fim da tarde. O ato, que recebeu a denominação de 'Fora Temer, Não ao Golpe, Nenhum Direito a Menos', iniciou a concentração por volta das 16h e deixou o local às 17h30, complicando o trânsito na Avenida Agamenon Magalhães, nos dois sentidos.

Piauí
Centenas de manifestantes participaram de ato contra o presidente em exercídio (Foto: Ellyo Teixeira/ G1)Centenas de manifestantes participaram de ato contra o presidente em exercídio (Foto: Ellyo Teixeira/ G1)

Centenas de manifestantes realizam em Teresina um protesto contra o presidente em exercício. O ato, que ocorre na Praça Pedro II, no Centro de Teresina, foi convocado por movimentos sociais e sindicatos e além de criticas ao governo interino fazia reivindicações específicas das várias categorias envolvidas. Lembrando o estupro coletivo que aconteceu em Pajeú do Piauí, um grupo de mulheres estendeu uma faixa criticando a cultura do estupro.

Rio de Janeiro
Manifestantes se concentram na Candelária para ato contra o presidente interino Michel Temer (Foto: G1)Manifestantes se concentram na Candelária para ato contra o presidente interino Michel Temer (Foto: G1)

Manifestantes ligados à diversos movimentos sociais, culturais e centrais sindicais participam de ato no Centro do Rio contra o governo do presidente interino Michel Temer. Eles se concentraram na Candelária e pretendem marchar até a Cinelândia.

Rio Grande do Norte

Grupo protesta contra o governo temer em Natal nesta sexta (10) (Foto: Renato Vasconcelos/G1)Grupo protesta contra o governo temer em Natal nesta sexta (10) (Foto: Renato Vasconcelos/G1)


Integrantes do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Norte (Sindipetro/RN) interditaram pela manhã o trecho do Km 46 da BR-304, em Mossoró, no Oeste potiguar. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, cerca de 200 manifestantes participaram do ato. A rodovia foi liberada às 8h40.
À tarde, o protesto ocorreu na Zona Sul da capital, Natal.

Rio Grande do Sul
  •  
Manifestantes exibem bandeiras e faixas na Esquina Democrática, em Porto Alegre (Foto: Alexandre dos Santos/RBS TV)Manifestantes exibem bandeiras e faixas na Esquina Democrática, em Porto Alegre (Foto: Alexandre dos Santos/RBS TV)




Um grupo de manifestantes se reúne em um protesto no final de tarde desta sexta na Esquina Democrática, entre a Avenida Borges de Medeiros e a Rua dos Andradas, no Centro de Porto Alegre. A concentração teve início pouco antes das 18h no local. Parte dos manifestantes exibe faixas, bandeiras do Brasil, de partidos políticos e outras entidades.

Rondônia
Manifestantes ergueram faixa contra governo de Temer, em RO (Foto: Matheus Henrique/ G1)Manifestantes ergueram faixa contra governo de Temer, em RO (Foto: Matheus Henrique/ G1)

Estudantes e integrantes de movimentos fazem manifestação, no final desta tarde, em Porto Velho. A ação pacífica teve início na Praça do Baú, região central da capital.

Santa Catarina
Manifestantes caminharam por ruas do Centro de Florianópolis (Foto: Cristiano Bittencourt/RBS TV)Manifestantes caminharam por ruas do Centro de Florianópolis (Foto: Cristiano Bittencourt/RBS TV)

Manifestantes iniciaram, por volta das 16h, em Florianópolis, uma manifestação contra o governo Temer. Cerca de 500 pessoas, segundo a organização e a Polícia Militar, caminhavam por ruas do Centro da capital.

São Paulo
  •  
Manifestantes ligados à diversos movimentos sociais, culturais e centrais sindicais participam de ato na Avenida Paulista contra o governo Temer (Foto: Kevin David/Raw Imagem/Estadão Conteúdo)Manifestantes ligados à diversos movimentos sociais, culturais e centrais sindicais participam de ato na Avenida Paulista contra o governo Temer (Foto: Kevin David/Raw Imagem/Estadão Conteúdo)




Manifestantes do MST e outros movimentos sociais interditaram o km 154 da BR-153, a Transbrasiliana, em Promissão (SP), na manhã desta sexta-feira (10). Os dois sentidos da rodovia foram bloqueados por quase três horas. As pistas já estão liberadas.

Ainda não há informações sobre o número de participantes do ato, nem dos organizadores e nem da Polícia Rodoviária Federal.

No final da tarde, manifestantes bloquearam totalmente a Avenida Paulista, na capital, na altura do Masp.

Sergipe
Concentração está sendo realizada na Praça General Vadadão (Foto: Tassio Andrade/G1)Concentração está sendo realizada na Praça General Vadadão (Foto: Tassio Andrade/G1)



Manifestantes estão reunidos na Praça General Valadão, no Centro de Aracaju, desde as 15h30.

Segundo a diretoria de Finanças da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Ivonia Aparecida, o protesto é agregador. “É um ato pelo fora Temer e pela democracia do nosso país. Um momento que reúne vários movimentos sociais”.
Tocantins
Reintegraçaõ de posse Incra Palmas (Foto: Cyntia Miranda/G1)Reintegraçaõ de posse Incra Palmas (Foto: Cyntia Miranda/G1)



Os integrantes do Movimento Sem Terra desocuparam o prédio do Incra, em Palmas, na tarde desta sexta. Os manifestantes estavam na sede desde a véspera. De lá, eles saíram em manifestação com faixas e bandeiras e seguiram para a Superintendência da Caixa Econômica Federal.

Um grupo de manifestantes se reuniu em frente à sede da TV Anhanguera, em Palmas, por volta das 16h. Alguns integrantes do protesto atiraram ovos e um líquido ácido na porta da recepção da empresa. Dois seguranças terceirizados e um funcionário do comercial ficaram
feridos porque o ácido respingou neles. Eles foram hospitalizados e receberam os primeiros cuidados.

Fonte: G1
 
Todos os direitos reservados © 2016 - FMNews.com.br
Contato: (89) 994010353 e (89) 994174202