Ultimas

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Comitê da Bacia Piauí – Canindé se reúne em Jacobina e discute os desafios hídricos da região


Reunião do CBH. Foto: Ascom
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR, realizou na última sexta-feira 17/06, na cidade de Jacobina do Piauí, a segunda reunião trimestral para revisão e aprovação do regimento interno do Comitê e discussão da criação da Comissão Gestora da Barragem Poços de Marruás. Jacobina do Piauí está situada no interior do estado, na região do Alto Médio Canindé, distante 440 km da capital Teresina.
O evento aconteceu no auditório da Câmara Municipal de Jacobina do Piauí e contou com a participação do secretário estadual de   meio ambiente e recursos hídricos, Ziza Carvalho, o secretario de meio ambiente e recursos hídricos de Picos e também presidente do Comitê, Gláuber Silva, a vice-presidente, Isabel Carvalho, a prefeita de Jacobina, Juscirene Oliveira e o secretário de meio ambiente, Reginaldo Ramos, além de representantes dos municípios atendidos pela bacia.
 Na ocasião foram ouvidos os problemas, pedidos e reivindicações dos representantes, sindicalistas, associação de pescadores e moradores que estavam representando seus respectivos municípios para melhor lidar com a seca na região.
O presidente do Comitê, Gláuber Silva, enfatizou a luta pela revitalização do Rio Guaribas que vem sofrendo com a ação do homem, poluição e falta de saneamento básico. “Pedimos o apoio do governador, estamos fazendo reflorestamento, plantando mudas nos braços do rio, mas ainda não é o suficiente, precisamos recompor o canal que está muito desconfigurado”.
“A luta pelo Guaribas é longa, na década de 70 o rio praticamente secou com a construção sem planejamento da barragem de Bocaina, outro problema é a perfuração de poços artesianos que a cada dia faz com que a água fique mais difícil em Picos”, afirmou o presidente.

Presidente do Comitê e Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos, Gláuber Silva. Foto: Ascom
Gláuber aproveitou a oportunidade para prestar contas da vistoria feita no mês de maio ao rio Itaim que corta a cidade de Aroeiras do Itaim. Na ocasião os moradores estavam reclamando que o rio não tinha água disponível em seu curso, havendo perda de plantações, flagelo e sede para os ribeirinhos e seus animais, exigindo assim a liberação da água represada na barragem Poço do Marruá em Patos-PI. Os moradores foram atendidos. Gláuber aproveitou a oportunidade para frisar que cada um dos membros do Comitê pode fazer essas visitas ao serem solicitados e encaminharem para a secretaria executiva que as inciativas serão tomadas imediatamente.
O secretário estadual de meio ambiente recursos hídricos –SEMAR, Ziza Carvalho também presente na ocasião destacou a importância do Comitê das Bacias que envolve toda a região semiárida do Piaui. Todos os conflitos hídricos e de usuários  depende da participação e discussão das comissões gestoras e do Comitê, não adianta achar que nós gestores em Teresina vamos saber  qual a realidade e tomar decisões acertadas, essas decisões tem que vir  discutida com os usuários e a comunidade, e as deliberações saídas desse Comitê obrigatoriamente devem ser seguidas pelos gestores da SEMAR, DNOC’S (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas) e por todos os responsáveis pela distribuição dessas águas.
Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ziza Carvalho. Foto: Ascom
“O Comitê da Bacia hidrográfica dos rios Piauí-Canindé é o mais importante do estado do Piauí, porque é o que mais precisa resolver problemas, há um ano e meio que estou à frente da secretaria os maiores problemas de recursos hídricos que sã atendidos vem dessa região, seja por falta de distribuição de água, ausência de saneamento, índices mínimos nos reservatórios,  abastecimento humano, sendo necessário carros pipas para quase todos os municípios tanto na zona rural quanto até mesmo na zona urbana”, finalizou Ziza Carvalho.

Membros do Comitê da Bacia Piauí – Canindé. Foto: Ascom
Integram o Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Canindé e Piauí, os municípios de Acauã, Alagoinha do Piauí, Alegrete do Piauí, Amarante, Anísio de Abreu, Arraial, Barra D’alcantara, Bela Vista do Piauí, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Bocaina, Bonfim do Piauí, Brejo do Piauí, Cajazeiras do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Campinas do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Campo Grande do Piauí, Canto do Buriti, Capitão Gervásio de Oliveira, Caracol, Caridade do Piauí, Colônia do Piauí, Conceição do Canindé, Coronel José Dias, Curral Novo do Piauí, Dirceu Arcoverde, Dom Expedito Lopes, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí, Flores do Piauí, Floresta do Piauí, Francisco Ayres, Francisco Macedo, Francisco Santos, Fronteiras, Geminiano, Guaribas, Ipiranga do Piauí, Isaías Coelho, Itainópolis, Itaueira, Jacobina do Piauí, Jaicós, Jardim do Mulato, João Costa, Jurema, Lagoa do Barro do Piauí, Lagoa do Sítio, Marcolândia, Massapê do Piauí, Monsenhor Hipólito, Nazaré do Piauí, Nova Santa Rita, Novo Oriente, Oeiras, Padre Marcos, Paes Landim, Pajeú do Piauí, Paquetá, Patos do Piauí, Paulistana, Pedro Laurentino, Picos, Pio IX, Queimada Nova, Regeneração, Ribeira do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Santa Rosa do Piauí, Santana do Piauí, Santo Antônio de Lisboa, Santo Inácio do Piauí, São Brás do Piauí, São Francisco de Assis do Piauí, São Francisco do Piauí, São João da Canabrava, São João da Varjota, São João do Piauí, São José do Peixe, São José do Piauí, São Julião, São Lourenço do Piauí, São Luis do Piauí, São Miguel do Fidalgo, São Raimundo Nonato,Simões, Simplício Mendes, Socorro do Piauí, Sussuapara, Tamboril do Piauí, Tanque do Piauí, Várzea Branca, Várzea Grande, Vera Mendes, Vila Nova do Piauí, Wall Ferraz.
Fonte: Prefeitura de Picos
 
Todos os direitos reservados © 2016 - FMNews.com.br
Contato: (89) 994010353 e (89) 994174202