Ultimas

segunda-feira, 18 de julho de 2016

CTA de Picos registra redução de casos de HIV

CTA de Picos (Foto: CCOM Picos)
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Picos, que atende todos os municípios do Vale do Guaribas, registrou uma diminuição no diagnóstico dos casos de HIV no primeiro semestre de 2016.

Até junho, foram registrados 12 casos, o que representa uma redução de 37,5% em relação ao aos 12 meses do ano passado, quando forma registrados 32 casos da doença.

De acordo com a enfermeira e coordenadora do CTA de Picos, Ozeany Vieira, a redução foi significativa nos casos de HIV, porém, os de sífilis tiveram aumento.

“Além do HIV, realizamos exames de Sífilis, Hepatite B e C. Infelizmente os casos novos de sífilis vêm aumentando. Durante o ano passado tivemos 77 novas notificações da doença, e este ano até o mês de junho já foram notificados 58 casos, isso sem levar em conta os casos antigos, uma vez que essa doença é reincidente”, explicou a coordenadora.

Já com relação à Hepatite B e C, até o momento nenhum caso foi registrado pelo órgão. Em 2015 foram sete casos de hepatite C e três de Hepatite B.

“Orientamos que venham fazer os testes, é gratuito, dando reagente positivo, encaminhamos para o médico que tem aqui no serviço, ele passará a medicação para fazer o tratamento corretamente. Após o tratamento, orientamos que repita o exame para um acompanhamento periódico”, disse.

Outro ponto ao qual a coordenadora chama a atenção é o uso do preservativo, independente do tipo de relação estabelecida entre o casal, pois assim evita-se a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.

Fonte: Picos40graus


 
Todos os direitos reservados © 2016 - FMNews.com.br
Contato: (89) 994010353 e (89) 994174202