Ultimas

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Parque Nacional da Serra da Capivara receberá R$ 900 mil

Acordo foi realizado em reunião do governador Wellington Dias junto ao ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, em Brasília.

Cumprindo agenda administrativa em Brasília, nesta terça-feira (23), o governador Wellington Dias se reuniu, juntamente com a vice-governadora do Estado, Margarete Coelho, com o Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho. O encontro firma uma parceria entre Governo do Estado e União para gerenciar e financiar as atividades do Parque Nacional da Serra da Capivara. Até o final do ano, cerca de R$ 900 mil serão aplicados de maneira emergencial.

Berço do homem americano e lar de alguns dos mais importantes registros do homem pré-histórico, o parque da Serra da Capivara receberá um pacote de medidas emergenciais para a sua manutenção. O Ministério do Meio Ambiente, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), realizará aplicação dos recursos necessários, para que, através de um convênio entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Fundação Museu do Homem Americano (Fundham) as atividades do parque sejam restabelecidas.

“Ficamos acertados de que haverá uma gestão do Ministério, através do ICMBio e do Iphan, e do Estado, além da Fundham, o que vai permitir termos as condições para a criação de um fundo que garantirá a segurança permanente para a gestão e funcionamento do parque. Podendo haver a captação de recursos de outras fontes”, destaca Wellington Dias.

A previsão para aplicação deste aporte financeiro é imediata. O objetivo é trabalhar o planejamento emergencial a partir deste mês, em uma perspectiva de que uma solução definitiva seja efetivada até o final do ano. “Há um Plano emergencial, a partir de agora, e um plano permanente, menos burocrático, no repasse dos valores. Até o fim do ano 900 mil para despesas por meio de parceria estado e união", conclui Dias.
O Governador do Piauí, Wellington Dias, abraça o Ministro do Meio Ambiente do Governo Temer, Sarney Filho (PV).
A previsão para aplicação deste aporte financeiro é imediata. O objetivo é trabalhar o planejamento emergencial a partir deste mês, em uma perspectiva de que uma solução definitiva seja efetivada até o final do ano.

O PARQUE NACIONAL
Há quase 40 anos Niède criou a Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham) com o objetivo de preservar o acervo histórico e cultural do parque. Em 1991, a Unesco inscreveu o Parque Nacional Serra da Capivara na lista do Patrimônio Mundial, a título cultural, em razão da importância dos registros rupestres existentes nos seus sítios arqueológicos.

Mas nos últimos anos, por falta de recursos, tem funcionado em situação precária. Dos quase 300 funcionários que já teve, operava ultimamente com cerca de 30, que tiveram as demissões anunciadas após atrasos nos salários. Niède chegou inclusive a pagar salários do próprio bolso.

Fonte: CCOM
 
Todos os direitos reservados © 2016 - FMNews.com.br
Contato: (89) 994010353 e (89) 994174202