Ultimas

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

MEC libera locais de prova do Enem 2016; veja como acessar

O cartão de confirmação já pode ser consultado pelo site oficial do Exame Nacional do Ensino Médio. Neste ano, o Inep também permite a consulta pelo aplicativo oficial do Enem.

istério da Educação liberou, na tarde desta quarta-feira (19), a consulta aos locais de prova da edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos e candidatas já podem consultar, pelo sitehttp://enem.inep.gov.br/participante/, seu cartão de confirmação, para saber qual é o endereço em que farão as provas. Neste ano, uma novidade é que também será possível checar o endereço da prova pelo aplicativo oficial do Enem 2016.


MEC libera cartão de confirmação com o local de provas do Enem 2016 (Foto: Reprodução/Inep)

Entenda o cartão de confirmação

O Enem 2016 tem 8.627.195 candidatos inscritos. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o cartão de confirmação do Enem também será enviado por e-mail e SMS – serão usados os dados indicados pelos candidatos no sistema do Inep.

A principal informação contida no cartão é o endereço exato em que cada participante fará o Enem. Há três campos que devem ser observado: o primeiro é o local de realização do exame, que diz respeito ao nome da instituição que servirá de local de provas nos dias 5 e 6 de novembro.

A seguinda informação é o endereço desta instituição. Por fim, a terceira informação importante para os candidatos se localizarem é o número da sala em que eles farão as provas.

Além disso, é no cartão de confirmação que os candidatos poderão checar os outros detalhes de sua inscrição, como, por exemplo, a língua estrangeira escolhida (inglês ou espanhol), e se o candidato receberá algum tipo de atendimento especial (como prova ampliada, para pessoas com baixa visão) ou específico (como fazer a prova após o pôr-do-sol no sábado, no caso dos sabatistas). Caso haja algum problema, o Inep afirma que os participantes podem entrar gratuitamente em contato pelo telefone 0800-616161.


Local de provas do Enem 2016 também pode ser consultado pelo app oficial do MEC (Foto: Reprodução)

Provas
Neste ano, as provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, sábado, o candidato terá 4 horas e 30 minutos para responder questões de ciências humanas e de ciências da natureza. No domingo, ele terá 5 horas e 30 minutos para as perguntas de linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e redação.

Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. As provas começarão, nos dois dias, às 13h30. Os gabaritos oficiais das questões objetivas serão divulgados pelo Inep até o dia 9 de novembro. Já os resultados ainda não têm data marcada para serem apresentados.

Horário de Brasília x horário local

A hora de fechamento dos portões do Enem é a mesma para todo o Brasil, e segue o horário oficial de Brasília. Porém, por causa do horário de verão, os estados brasileiros estão em quatro fusos horários diferentes – isso quer dizer que, quando for 13h em Brasília, o relógio em alguns estados pode marcar 12h, 11h ou até 10h. Por isso, o G1 preparou um vídeo para explicar qual é o horário local de fechamento dos portões do Enem 2016. Assista abaixo:


Enem 2016: com o horário de verão, veja a hora local de fechamento dos portões nos estados

Veja a abaixo a lista de estados, segundo o horário local de fechamento.
13h (horário local)

Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Minas Gerais
Paraná
Rio de Janeiro
Rio Grande do Sul
Santa Catarina
São Paulo


12h (horário local)


Alagoas
Amapá
Bahia
Ceará
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Pará
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio Grande do Norte
Sergipe
Tocantins
11h (horário local)
Amazonas
Rondônia
Roraima


10h (horário local)

Acre

Fonte: G1
 
Todos os direitos reservados © 2016 - FMNews.com.br
Contato: (89) 994010353 e (89) 994174202